sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Profeta do Apocalipse ou Terapeuta Empresarial?

Artigo escrito em Outubro de 2005, publicado na revista LaborNews especializada no mercado de análises clínicas..
“Plut Plat Zum,
Não vai a lugar nenhum!!!”
Raul Seixas

“O mercado de Análises Clínicas fica entre a Cruz e a Espada, não sabe se escuta o profeta do apocalipse e o banco de falsos profetas com soluções milagrosas ou se passa seu tempo se inebriando em terapias empresariais que cultivam o insucesso e não levam a lugar nenhum...”.

Acabei de voltar do 39º Congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica que aconteceu no ITM Expo na cidade de São Paulo e sinceramente nunca vi um congresso com tanto conteúdo empresarial em sua programação tais como indicadores de desempenho “Balanced Scorecard”, Estratégia e Custos, Marketing Direto, Benchmarking Laboratorial, Métodos de Liderança, Novas políticas organizacionais, Direito Tributário e também repleto de novas tendências de mercado em cada stand da exposição tais como ferramentas alternativas de venda, consultoria de viabilidades aos clientes, mecanismos para viabilidade para implantação de equipamentos, inovações tecnológicas em softwares que aumentam a rastreabilidade de cada exame, oportunidades, demonstração da estrutura e da responsabilidade social de algumas empresas em telões abertos ao público. Um congresso que tem recorde de público e uma estimativa de mais de R$ 200.000.000,00 (duzentos milhões de reais) em negócios gerados é a clara demonstração de que o mercado está em mudança e desenvolvimento constantes. Em meio a esse cenário, me preocupa o fato de não saber se os principais atores, mesmo que coadjuvantes deste cenário, os donos de laboratórios de Análises Clínicas, têm a maturidade ou a formação necessária para absorver a quantidade e qualidade de tantas informações primordiais no atual mercado laboratorial.

Em vários momentos me sinto o verdadeiro Profeta do Apocalipse, quando digo que o mercado está mudando e que “se não nos mexermos o mercado irá mexer conosco”. – “Olha lá, lá vem o Profeta do Apocalipse dizendo que o algo de ruim vai acontecer no mercado de Laboratórios Clínicos...”. Até que ponto isso tudo deve ser verdade? Ou, Até que ponto isso deve valer a pena? As mudanças nesse cenário são fatos, fatos estes que exercem influência direta no dia a dia de cada empresário, dono de um pequeno ou médio laboratório clínico. A tabela que não aumenta, os insumos baseados no dólar, os convênios exercendo sua força, a chegada dos grandes grupos mundiais, entre outras situações adversas, mostram que nesse mercado, ir pra batalha de facão pode ser a certeza de uma derrota esmagadora contra um inimigo que luta com fuzil e metralhadora. Algo precisa ser feito, o mercado não vai esperar o milagre acontecer... No mercado atual não é empresa grande que engole empresa pequena, é empresa rápida que engole empresa lenta.

Diante de tal situação aparece a figura do procrastinador. Vamos pro português direto? Aquele que deixa tudo pra depois... “Oh!!! Meu Deus vai me ajudar!!!” Conhecem esse cara? “Tá tudo ruim e desorganizado, estou perdendo tempo e dinheiro no meu laboratório, mas vamos esperar mais um pouquinho que as coisas devem melhorar... Estou no telhado de uma casa diante de uma enchente, a água ta subindo, já me mandaram uma bóia, um bote, uma canoa, um barco e um helicóptero, mas todos foram recusados, porque o meu Deus vai me ajudar...” Uai!, O seu Deus te mandou todas essas ajudas e você ficou esperando o que? Morreu afogado, o laboratório foi pro beleleu... O mercado diagnóstico atual é muito ágil, as coisas acontecem em menos de minutos, não temos mais o tempo de antes onde tudo corria numa velocidade mais amigável e de acordo com a nossa vontade. Reciclar-se, atualizar-se, aprender novas técnicas de gestão administrativa, estratégica ou financeira, buscar novas tecnologias e estar conectado às tendências deste mercado, não é mais um diferencial de qualidade, mas é principalmente uma ação de sobrevivência no mercado competitivo em que vivemos.

Por outro lado, ainda existem aqueles que insistem em buscar soluções e antídotos milagrosos frente aos venenos deste mercado em seções inebriantes de terapia empresarial coletiva. Essas situações acontecem quando alguns empresários atuantes neste segmento se encontram reunidos em reuniões ou encontros na finalidade de analisar soluções e caminhos frente às adversidades do mercado atual. – Rapaz, você não acredita que perdi meu credenciamento do convênio... O outro diz: - E meu CH que foi reduzido mais de 30%? Aí vem o outro e diz: - E meus insumos que aumentaram mais uma vez? Estes encontros que podem parecer seções de terapia empresarial ficam marcados com a falsa sensação de que “se está ruim pra todo mundo no meu caso também não deve haver solução”.E a solução? A solução existe sim. Ela pode ser encontrada através de agilidade, modernidade, atitude empresarial, visão estratégica, contudo fica por vezes maculada pelo sentimento de que a mudança é inviável, pela falta de recursos financeiros, pela falta de tempo ou de motivação em processos de mudança, entre outros tantos motivos... Enquanto isso de terapia em terapia, boa parte do mercado de Análises Clínicas se afunda num oceano de incertezas. Enquanto nenhuma atitude efetiva for tomada em busca de soluções reais que sirvam de resposta a tal situação, prestar serviços a pequenos e médios laboratórios, como terapeuta empresarial poder ser uma nova oportunidade de trabalho.

Nessa confusão entre o Profeta do Apocalipse e o Terapeuta Empresarial, podemos concluir que essa história de que o mercado está cada vez pior e mais injusto como se houvesse um complô mercadológico contra nosso sofrido mercado corre um sério risco de levar o nada ao lugar nenhum. Podemos analisar pela ótica de que o que acontece com esse mercado não é nada diferente do que acontece com qualquer mercado em qualquer segmento competitivo em qualquer lugar do mundo. Não podemos mais nos basear num breve passado, onde durante muito tempo os fatores competitivos não eram tão presentes e a “gordura” das receitas financeiras eram bem maiores. Agora, meus amigos sejam bem vindos a um novo universo empresarial onde a agilidade nas decisões, o preparo empresarial, a reciclagem constante na busca pro novos conhecimentos e a consolidação de modelos associativos, podem ser decisivos no momento de separar os atores principais daqueles que passam a ser expectadores.

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