sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Afiando o Machado...

Artigo escrito em Setembro de 2005, publicado na revista LaborNews especializada no mercado de análises clínicas..
“Se você quer cortar a árvore mais rápido,
demore o dobro do tempo afiando o machado.
Não fique perdendo o tempo dando machadadas”


Centros formadores de profissionais de Análises Clínicas em parceria com empresa de consultoria de gestão empresarial, atentos às mudanças inexoráveis deste mercado, promovem cursos de gestão empresarial para que seus alunos estejam melhores preparados para entrada no mercado de trabalho.

Um novo tempo já é realidade no cenário mercadológico de Análises Clínicas nacional aonde a chegada de grupos mundiais, inovações tecnológicas constantes, desafios financeiros e armadilhas empresariais indicam que a presença de diferencias de qualidade e preparo tanto nas empresas como nas pessoas já são quesitos essenciais e fundamentais. Em função de tais mudanças e tendências no mercado de Análises Clínicas, preocupados com as adversidades e ameaças atuais deste segmento e principalmente de olho nas oportunidades que se criam em todo momento de crise, através de uma parceria empresa-escola, a Porto & Associados Consultoria de Gestão Empresarial, com atuação voltada ao mercado de Saúde focada especificamente no segmento de Análises Clínicas em parceria com o Centro Acadêmico de uma Faculdade de Biomedicina na cidade de Ribeirão Preto colocam em prática um projeto de curso de gestão empresarial direcionado ao mercado de Análises Clínicas, visando garantir aos futuros profissionais deste segmento ferramentas que lhe possam diferenciar tanto para disputa de vagas em empresas de sucesso como no planejamento de seus próprios Laboratórios Clínicos.

O curso, um projeto pioneiro e presencial, que está sendo realizado na sede da Faculdade de Biomedicina tem conteúdo programático composto por aulas de 01 - Noções de Gestão Empresarial; 02 - Marketing Laboratorial; 03 - Finanças e Controladoria; 04 - Representatividade Política e Mercadológica; 05 - Tecnologia Laboratorial; 06 - Certificações e Acreditações; 07 - Novas Oportunidades no Mercado e 08 - Planejamento Estratégico, é uma iniciativa idealizada como ação preventiva e possível solução frente à carência de conceitos e ferramentas empresariais presente em boa parte dos gestores no atual mercado de Análises Clínicas e visa disponibilizar o primeiro contato dos futuros Biomédicos com tais conceitos básicos e primordiais para garantia de perenidade e sucesso da nova safra de profissionais que entram neste cenário.

Para a estudante de biomedicina do 4º Ano, Adriana Minatel, a importância desta iniciativa fica evidenciada através de seu depoimento, - “Recentemente, com o curso de Gestão Empresarial, foi possível visualizar novas oportunidades no mercado em que o Biomédico poderá atuar como, por exemplo, na área de Diagnóstico Consultivo para poder diagnosticar situações na rotina dos laboratórios e assim planejar, projetar, construir e implantar soluções de sistemas de gestão empresarial. A universidade foi importante para adquirir um conhecimento científico e técnico, contudo, conhecimentos de Gestão Empresarial serão de grande importância para minha entrada no mercado de trabalho”.

Já para um dos coordenadores do curso de Biomedicina e fomentador ativo do projeto de parceria empresa-escola Professor Ms. Jorge Luiz Naliatti Nunes – CRBM1-0020, o curso de graduação em análises clínicas, prepara bem o aluno para a execução dos exames laboratoriais, porém não fornece ao aluno graduando um perfil do mercado de análises clínicas, administração e marketing laboratorial. “Neste sentido, acho fundamental este curso ministrado pela Porto & Associados que contempla os aspectos de mercado e desta forma auxilia o futuro profissional a montar e administrar com competência o seu laboratório, vivenciando este como uma empresa que irá competir com as demais em um mercado cada vez mais seletivo. Além disto, o curso mostra uma nova área de atuação para este profissional tão centrado nas análises clínicas”.

O principal fato percebido é que a mesma globalização, competitividade e turbulência de outros mercados agora é também uma realidade no cotidiano dos Laboratórios Clínicos atuais, sejam estes pequenos, médios ou grandes estruturas. No mercado atual não basta ser um Biomédico, Farmacêutico ou Patologista de alta qualidade, para que o laboratório tenha viabilidade e perenidade empresarial. É mais do que sabido que o mercado atual não tem a mesma realidade de tempos idos e deste modo o incentivo a projetos semelhantes ao adotado em Ribeirão Preto pode ser mais um caminho rumo a estabilidade e evolução de empresas de Análises Clínicas e Medicina Diagnóstica.

Logo, percebe-se que aquelas mudanças anunciadas anteriormente já fazem parte da nova realidade deste mercado que ainda tem muito espaço e necessidade para mais evolução e preparo técnico empresarial de seus gestores. A iniciativa da parceria empresa-escola é um bom exemplo de como se pode afiar o machado e deste modo gastar menos força e tempo dando machadas numa árvore tão dura e espessa quanto à árvore do atual mercado de Análises Clínicas. Baseado nesta metáfora acredita-se que investindo na formação dos alunos de agora em relação a ferramentas de gestão empresarial, num futuro bem próximo, os atores desse mercado poderão criar um panorama mercadológico bem mais positivo e animador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário