sexta-feira, 28 de agosto de 2009

“Cirurgião Empresarial a hora é agora...”.

“Cirurgião Empresarial a hora é agora...” Escrito em Novembro de 2005 em complemento ao artigo "Profeta do Apocalípse ou Terapeuta Empresarial" escrito em Outubro daquele ano.

“Vão bora”, “vão bora”,
Ta na hora “vão bora”

“Na edição passada falamos sobre o dilema entre o profeta do apocalipse e o terapeuta empresarial, agora a certeza que temos é que as soluções que precisamos não estão somente nas respostas de nossas dúvidas, mas, sobretudo no planejamento e na implantação de ações imediatas, efetivas e precisas”.

Fiquei surpreso com a quantidade de e-mails recebidos em função do artigo que publicamos no mês passado na edição de Novembro da revista LaborNews. Confesso que logo depois de ter publicado aquele artigo fiquei com um pouco receoso devido à percepção realista e factual que busquei expor naquele momento. Não sabia como o mercado me responderia. Para minha nova surpresa, a maioria dos e-mails que recebemos demonstrou uma maturidade e uma aceitação da necessidade das mudanças e da importância de novas atitudes neste mercado, que me fez pensar novamente neste caso, encontrando assim uma nova tese relacionada às perguntas e as propostas que lançamos naquele momento.

Fica bem claro que o melhor caminho não está próximo do Profeta do Apocalipse, que vive pregando a desgraça profissional de todos os mercados e nem do Terapeuta Empresarial, que busca o entendimento do mercado de análises clínicas, aceitando as adversidades como se fossem situações imutáveis inerentes a cada empresário deste setor. Neste contexto perguntamos: Existe solução? Qual é o caminho a ser seguido? Existe saída na atual situação do mercado nacional de Análises Clínicas? A resposta é “SIM”. Existem inúmeras soluções, saídas e caminhos no atual contexto desse mercado. Do mesmo modo que toda ameaça sempre é na verdade uma grande oportunidade, todo momento de crise em qualquer mercado não passa de uma grande chance para que aqueles que se diferenciarem possam se sobressair em relação aos que ficarem parados esperando a nuvem negra passar. Como dissemos em outras situações, neste novo cenário não é empresa grande que engole empresa pequena, é empresa rápida que chega na frente de empresa lenta. A hora é de planejamento, de controle e, sobretudo de precisão e atitude em busca de novos crescimentos.

Em uma metáfora com o atual empresário de Análises Clínicas, surge a figura do Cirurgião Empresarial, aquele profissional que chega no momento de crise, onde todas as outras possíveis ações na busca de soluções foram tentadas, onde a chance de novos erros deve ser descartada e onde a consolidação de um resultado positivo e imediato é a única situação que pode abrir um novo horizonte de esperanças e perspectivas. O cirurgião empresarial deve agir na hora e no local exatos, de forma fria e planejada, sem cometer exageros e nem deixar pra depois o que deve ser feito agora. Da mesma forma o atual gestor de análises clínicas deve ser o ator principal e diferencial neste momento onde em função de tantas ameaças e adversidades, uma quantidade considerável de oportunidades surge a cada dia, revolucionando este mercado e aumentando assim a corrida em busca de novos e diferentes sucessos. A reciclagem e a busca por novas ferramentas e conceitos de gestão pode ser primordial. Num mercado diferente, novos conhecimentos são bem vindos.
Diminuir custos e aumentar receitas; buscar a reciclagem empresarial através de cursos e eventos; promover a fidelidade de nossos pacientes; treinar e motivar nossas equipes de trabalho; melhorar a rede de relacionamentos; estabelecer metas; aprimorar a tecnologia empregada em nossos processos; aumentar a cada dia a qualidade de nossos procedimentos; associar-se a grupos classistas; promover parceria comerciais e estratégicas; entre outras atitudes empresariais fundamentais, atualmente não podem mais ser encaradas como diferenciais de gestão, mas sim ferramentas e ações imprescindíveis não só na busca de crescimento empresarial, mas principalmente na manutenção das instituições no atual mercado competitivo em que vivemos. Todas as ações citadas não são mais novidades próprias e particulares de centros teóricos de administração de empresas ou ainda de executivos de grande sucesso e prestígio. Tais ações devem fazer parte do cotidiano de toda e qualquer empresa, tenha ela o tamanho que tiver.

A grande diferença no mercado atual está, sobretudo, no modo como tais ações e conceitos podem e devem ser empregados em nosso dia a dia. A comparação com o cirurgião empresarial, que não pode deixar o paciente esperando na maca, pode ser bem vinda, pois a hora é agora. Começar a implantação de tais conceitos é uma necessidade. Não menos importante que este começo é a manutenção do exercício diário de cada uma das ações mencionadas. Buscar a organização, o controle e o planejamento de cada laboratório clínico é um caminho que corre o risco de dar certo na busca por maior qualidade empresarial e conseqüentemente pessoal na vida de cada empresário de nosso segmento. Conhecer a realidade atual de seu próprio laboratório e planejar seu futuro pode significar içar as velas, navegar e acelerar em busca de novos mercados no caso de panoramas positivos ou ainda recolher as mesmas, repensar seus objetivos e mudar o rumo em busca de novos e diferentes mares no caso de cenários negativos. O pior ou o melhor de tudo isso é que a grande maioria de empresários deste setor, ainda continuarão seguindo o Profeta do Apocalipse ou ainda esperando que tudo melhore naturalmente em sessões de Terapia Empresarial, deste modo, aqueles que pensarem rápido de forma diferente tem maior chance de estarem à frente das mudanças e assim conquistar os primeiro lugares dessa corrida mercadológica.

Vamos em frente! O mercado não espera...

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