quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

As mudanças anunciadas já são realidade e uma onda de Fusões, Aquisições e Parcerias se mostra eminente no mercado nacional de Análises Clínicas.

Artigo escrito em Abril de 2005, publicado na revista LaborNews especializada no mercado de análises clínicas.

“Diferentes adversidades tais como política econômica, monopólio dos planos de saúde nas condições de negociação e chegada de empresas altamente profissionais e qualificadas neste mercado podem anunciar que a união de forças ou até a negociação de suas empresas podem ser as melhores soluções para médios e grandes laboratórios”.

Algum tempo atrás se falava das mudanças que estariam ocorrendo no mercado da saúde e em especial no segmento de análises clínicas. Devido a fatores tais como a saturação deste mercado, o aumento da concorrência, a diminuição do poder de negociação com grandes estruturas fornecedoras de produtos ou compradoras de serviços, situações econômicas inerentes ao cenário nacional e ao advento de novas necessidades e especialidades na gestão das empresas atuantes neste contexto empresarial, um ciclo de mudanças, imitando um processo de seleção natural se anunciava.

Até então, sugere-se o período de 20 anos entre 1975 e 1995, as necessidades de especialização e profissionalismo empresarial não eram pontos fundamentais e decisivos no sucesso ou fracasso dos laboratórios clínicos, e assim a boa qualidade dos serviços técnico científicos somada a adequada valorização dos serviços prestados, garantiam a demanda de produção, a rentabilidade e assim, o sucesso dos empresários deste segmento.

Neste cenário, Médicos, Farmacêuticos e Biomédicos eram também empresários de sucesso. Mas a cena mudou e nos dias de hoje para não deixar a empresa naufragar, mais do que mudar de direção é preciso saber a hora e o jeito para essa mudança. Essa decisão é bastante delicada e exige acima de tudo o cumprimento à risca de algumas novas estratégias. Seguir na tentativa e erro ou continuar acreditando em milagres econômicos, na maioria das vezes é o caminho mais rápido para a ruína empresarial.

No período atual, ter em seu laboratório uma gestão organizada, planejada e controlada de acordo com as exigências deste mercado altamente competitivo deixou de ser um diferencial e passou a ser situação de seleção entre as empresas que irão permanecer neste cenário. Para as empresas que não se sentem preparadas para essa nova realidade algumas opções podem ser bastante bem vindas neste momento. Entre elas a união de forças ou ainda a preparação de suas empresas para processos de negociação podem ser ótimas opções.

Associações de Classe, Cooperativas e Sindicatos – “Unir para permanecer”.

A alternativa relacionada à adesão a modelos associativos, cooperativas existentes no mercado ou ainda a ação efetiva dos sindicatos em defesa desta classe podem se traduzir em uma solução para algumas adversidades do mercado atual, contudo deve-se destacar que o comprometimento, o engajamento empresarial e a participação ativa e efetiva de todos os envolvidos exercem fundamental importância no sucesso de tais alternativas e tendo assim todas as possibilidades de resultarem em grandes diferenciais a seus associados principalmente através de representatividade em todos os cenários sejam eles, comerciais, políticos, estratégicos e classistas.

Fusões, Incorporações, Aquisições – Uma opção?

Um caminho bastante interessante neste cenário vem de encontro com a onda mundial de incorporações ou aquisições de novas empresas onde grandes laboratórios, subsidiados por importantes investidores percebem neste mercado grande potencial para expansão de seus negócios demonstrando grande interesse na participação e no controle acionário e de gestão de laboratórios bem estruturados no território nacional.

A fusão entre laboratórios de médio e grande porte também se mostra como uma possível resposta às adversidades do mercado atual, e assim inúmeros casos de sucesso são evidenciados por empresários que de olhar atento no futuro começam a se “mexer” para que o mercado não continue “mexendo” definitivamente em seus laboratórios. Assim sendo, tanto processos de compra e venda como situações de parceria em fusões citadas estão sendo realizados com o intuito de se buscar o melhor aproveitamento do capital investido até o momento.

Saber aproveitar as tendências deste mercado e transformar tais ameaças em ótimas oportunidades pode ser o “pulo do gato”, contudo qualquer um dos processos citados exige a preparação da empresa para obtenção de melhores resultados. Nestes casos uma análise de valor, onde é feita a mensuração de seu valor mercantil através de fatores tais como demanda de exames e potencial de crescimento, faturamento, localização, parcerias estratégicas e valor de oportunidade são informações extremamente importantes na decisão do valor global do laboratório para sua comercialização.

O momento atual e futuro se caracterizarão no segmento da saúde como um todo e em especial no segmento de análises clínicas pela busca constante por profissionalismo e especialização na gestão das empresas de forma geral, além de acirrada concorrência e competitividade em todos os sentidos. Permanecer neste campo de batalha sem o devido preparo poderá se tornar uma aventura perigosa e bastante indigesta. As decisões de agora serão o divisor de águas entre vitoriosos e fracassados.

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