terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Final de Ano, análise do que passou, previsão do que virá...escrito em 2004, comentado por mim em 2009.

Artigo escrito em Novembro de 2004, publicado na revista Labornews, especializada no mercado de Análises Clínicas.

O mercado de saúde e especialmente o segmento médico laboratorial vem passando nos últimos anos por mudanças significativas em seus diferentes setores, sobretudo no que se refere à administração de cada laboratório como uma empresa e não somente como um laboratório clínico. Ocorrerá agora, neste mercado, uma seleção natural onde somente empresas bem informadas e preparadas serão as vencedoras desta corrida, conquistando assim a permanência neste mercado.

A atual situação, extremamente desfavorável, é representada por fatos tais como valorização constante de insumos e equipamentos, desvalorização constante e progressiva no valor dos serviços prestados, domínio de convênios médicos em imposições comerciais, inversão na proporção entre pacientes particulares e conveniados, entrada de capital externo neste mercado, assim como a política predatória de planos de saúde e laboratórios de apoio, e por incrível que pareça o canibalismo através da falta de ética no setor como um todo.

Outro ponto de grande relevância neste cenário é a saturação do mercado brasileiro em relação ao número de laboratórios em funcionamento. Em dados recentes verificou-se que no mercado americano houve uma drástica queda no número de laboratórios nos últimos 20 anos, hoje existem em funcionamento nos Estados Unidos menos de 1000 laboratórios em exercício, por outro lado no Brasil para uma demanda bem menor de procedimentos existem aproximadamente 12500 laboratórios em atividade. Quantos teremos em cinco anos?

Através de uma análise comparativa entre o mercado nacional e o exterior, nota-se a exigência cada vez maior por exames com extrema qualidade e comodidade, deste modo à busca por melhores serviços e maior praticidade será também uma tendência natural deste mercado assim como o controle rígido de custos, diminuição no tempo de procedimentos e principalmente domínio na utilização de ferramentas de tecnologia de informação e Internet no cotidiano do laboratório atual.

Já entramos em um novo tempo, não é possível sobreviver no novo mercado de Laboratórios Clínicos se não houver um verdadeiro sentido de mudança. A tendência será norteada por um momento de diminuição deste mercado, sobretudo através de fusões, aquisições e encerramento de atividades. A época do empresário rico e da empresa pobre acabou, o momento é de diversificação e de preparação para um novo mercado, a solução pode estar na união da classe através de modelos associativos e também na busca de ferramentas especializadas para gestão de cada laboratório como uma verdadeira empresa.

Miguel Porto Neto – Biomédico
Professor de Gestão Empresarial na Faculdade de Biomedicina em Ribeirão Preto

Essas mudanças aconteceram, os fatos do mercado nos últimos anos provam. Depois de 2004 houveram inúmeras fusões e aquisições, empresas que não tinham foco definido em gestão encerraram suas atividades ou foram compradas por outras...Espero novos comentários...

Nenhum comentário:

Postar um comentário